20/03/2011 Água de torneira de Tóquio tem radiação e medo cresce no Japão

Tóquio - Autoridades do Japão detectaram ontem níveis de radioatividade acima do normal na água de torneira que abastece Tóquio e recomendaram que crianças até um ano, na capital e em cidades adjacentes, não a bebam.

O anúncio fez crescer a ansiedade no país quanto aos riscos do vazamento nuclear na usina Fukushima 1, consequência da combinação de tremor e tsunami que atingiu o país em 11 de março e já deixou pelo menos 9.500 mortos e 16 mil desaparecidos.

Análise da água constatou a presença de 210 becquerels de iodo-131 por litro, abaixo do limite recomendado para adultos (300 por litro), mas bem acima do estipulado para crianças (100 por litro).

O becquerel é uma medida da radiação nos materiais, diferente do sievert, que mede sua absorção pelos seres humanos. O nome homenageia o físico francês Antoine-Henri Becquerel (1852-1908), considerado um dos descobridores da radioatividade.

Alguns especialistas suspeitam que, após o vazamento em Fukushima 1, o iodo-131 tenha chegado à água de Tóquio, a 250 km de distância, devido às chuvas; para outros, é o vento que tem feito a radiação se espalhar.

A exposição prolongada ao iodo-131 eleva o risco de câncer na tireoide, mas tanto autoridades do Japão quanto especialistas dizem que a advertência sobre a água é preventiva e que não há perigo, mesmo para crianças, em consumi-la ocasionalmente ou tomar banho com ela.

Laercio Vinhas, diretor de radioproteção e segurança nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear, explica que há um exame para verificar o funcionamento da tireoide em que o paciente recebe o equivalente a milhares de vezes a concentração de iodo-131 encontrada na água de Tóquio. “Ainda que se beba água da torneira por um ano, isso não afetará a saúde”, disse o porta-voz do governo, Yukio Edano.

As explicações das autoridades, porém, não impediram que a população acabasse com os estoques de água mineral em supermercados. A Prefeitura de Tóquio prometeu distribuir 240 mil garrafas de água para famílias com crianças pequenas.

fonte: jc net

ACESSE SUA CONTA
ainda não possui cadastro? clique aqui.
Esqueceu sua senha?
Buscar Locais:

Ex.: bares, academias no centro

Preencha os campos abaixo para receber o informativo da ACIB.
Associação Comercial e Industrial de Bauru - R. Bandeirantes, 8-78 Bauru- SP Fone: (14) 3223-8455
© Copyright 2019