Mariana Petelinkar

Mariana Petelinkar apresenta dicas sobre comportamento e sucesso no ambiente profissional

Você já refletiu sobre o impacto do seu comportamento nas relações de seu ambiente de trabalho? A linguagem, a pontualidade e a roupa adequada podem fazer a diferença na esfera profissional. Esses aspectos envolvem a “Etiqueta Corporativa”, tema desenvolvido na palestra realizada no dia 17 de setembro, ministrada pela empresária e diretora da ACIB, Mariana Petelinkar.

A etiqueta consiste nas normas que orientam nosso comportamento e podem variar de acordo com a época e a cultura na qual o indivíduo está inserido. Segundo a empresária, a chave para esses códigos é o bom senso, além do respeito ao próximo e naturalidade.

Durante o evento, que contou com a presença de cerca de 40 participantes, Mariana apontou dicas valiosas para a integridade na vida profissional, entre elas a segurança ao falar, a cordialidade, organização e o respeito à privacidade dos colegas. “O escritório é uma comunidade e comunidades funcionam melhor quando as pessoas são educadas e gentis umas com as outras”, avalia a empresária.

As ligações telefônicas seguem as mesmas regras. Segundo Mariana, ser breve e evitar atender ligações durante uma reunião são pontos importantes no código das boas maneiras.

O evento atendeu as expectativas do público. A publicitária Ana Maria de Souza acredita que a etiqueta faz toda a diferença no ambiente profissional. Para ela, as orientações em relação ao tom de voz, a simpatia e o uso do telefone foram temas fundamentais abordados pela palestrante.

Do ponto de vista da advogada Amanda Alcantara Parejo, a palestra ofereceu orientações que contribuem para um ambiente de trabalho agradável. “As dicas foram relevantes, mas acredito que a maneira de se portar e um bom atendimento foram essenciais”, explica.

O assédio no ambiente de trabalho e o comportamento em festas da empresa também foram temas fundamentais citados pela palestrante.

A Dra. Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, Juíza Diretora do Fórum Trabalhista de Bauru elogiou o evento e a iniciativa do projeto Mulher Empreendedora, realizado pela ACIB. “Mariana Petelinkar, aborda, de forma descontraída e com toques de humor, os padrões de comportamento no ambiente de trabalho e a importância da integridade da pessoa em todas as suas ações”, afirma.

A juíza ressalta, ainda, a importância do papel da associação. “A assessoria das empresas, da forma como é prestada pela ACIB, é essencial para orientação dos empreendedores sobre o cumprimento da legislação em vigor, primando por um bom ambiente de trabalho”.

Mariana Petelinkar
Encontro contou com participação de 39 mulheres empreendedoras.

Empreendedorismo é tema da próxima palestra

O próximo encontro do Programa Mulher Empreendedora ACIB será realizado no dia 15 de outubro, às 19h, com a palestra da empresária, consultora e professora Camila Serra sobre “Empreendedorismo”.

A palestra é gratuita para associadas da ACIB e tem um valor de R$ 80,00 para não associadas. As inscrições podem ser feitas aqui: Quero participar!

Para se associar e ter acesso ao ciclo de palestras do Mulher Empreendedora gratuitamente, além de outros serviços da ACIB, a mensalidade é de apenas R$ 42,00 e a inscrição pode ser feita neste link: Faça parte da ACIB!