Você sabe o que é empreendedorismo? De acordo com Camila Serra, empresária consultora e professora, ser uma mulher empreendedora não significa ser otimista o tempo todo e salvar o dia personificando uma heroína das histórias em quadrinhos.
“A mulher empreendedora não é a mulher maravilha, precisa estabelecer parcerias com profissionais que possam contribuir com sua ideia de negócio e que estejam alinhados aos valores deste negócio”, explica Camila.
A empresária iniciou a reflexão desmistificando o Empreendedorismo, tema de sua palestra, realizada no dia 15 de outubro, no auditório da ACIB. Afinal, como definir esse assunto tão complexo e desafiador? Essa foi a discussão central do encontro do Projeto Mulher Empreendedora deste mês.
Os anos de pesquisa e a experiência como empresária fizeram Camila Serra concluir que empreender é utilizar nossas habilidades para transformar a nossa realidade e a vida das pessoas.
Camila iniciou o debate questionando a plateia sobre o tema e as respostas foram distintas. O Empreendedorismo foi descrito como um chamado, um desafio, um ato de coragem, entre inúmeras definições.
Para a empresária Simone Regina Rodrigues Ramos o essencial é ser persistente: “Primeiro, é preciso acreditar em mim, saber em qual área eu quero atuar. As dificuldades existem, mas não posso desistir. O mais importante é descobrir soluções quando tudo parecer perdido, então nasce uma grande empreendedora”, diz.
Plano de Negócios Circular

Independente de qualquer interpretação ou conceito, para empreender é necessário disciplina e planejamento em todas as esferas. Desde a gestão de finanças, da equipe, atendimento e serviços.
“O primeiro passo para empreender é identificar suas habilidades, escolher algo que realmente goste de fazer, pensar nos principais pontos de um planejamento para colocar em prática sua ideia é identificar o que é possível realizar e as parcerias que poderão contribuir”, diz Camila.
Para organizar cada uma dessas áreas, Camila desenvolveu, em parceria com o professor Flavio Mangili Ferreira, o Plano de Negócios Circular, um método que auxilia empreendedores durante o processo de implantação de um negócio.
O grande diferencial é que o planejamento de cada uma das esferas que compõem o Plano está em constante transformação. Nesse sentido, o processo se torna um ciclo de aprimoramento.
Os ensinamentos da palestrante cativaram todas as mulheres da plateia, entre elas a empresária Elaine C. B. Corrales, que participou pela primeira vez do Projeto Mulher Empreendedora e revelou seu entusiasmo após a palestra: “Estou acreditando muito nesse projeto, porque está trazendo palestras de outras mulheres muito inspiradoras, muito capacitadas, com muito conteúdo e conhecimento e principalmente generosidade por compartilhar a vivência delas conosco. Eu já conhecia um pouco do trabalho da Camila Serra e fiquei encantada com a palestra dela”, explica.
Após a discussão, Camila encerrou o evento interpretando a música “Fascinação”, recebendo uma salva de palmas das participantes.
Planejamento Estratégico é tema da próxima palestra
O próximo encontro do Programa Mulher Empreendedora ACIB será realizado no dia 19 de novembro às 19h, com a palestra Planejamento Estratégico, ministrada pela engenheira, administradora e professora, Alessa Berretini.
A palestra é gratuita para associadas da ACIB e tem um valor de R$ 80,00 para não associadas. As inscrições podem ser feitas aqui:
Quero participar!
Para se associar e ter acesso ao ciclo de palestras do Mulher Empreendedora gratuitamente, além de outros serviços da ACIB, a mensalidade é de apenas R$ 42,00 e a inscrição pode ser feita neste link: Faça parte da ACIB!