Campanha Leão Amigo divulga balanço e começa nova fase que vai até 31 de dezembro

O valor bruto arrecadado durante a campanha Leão Amigo 2019, lançada em março deste ano pela Associação Comercial e Industrial de Bauru – ACIB, foi de R$ 444.072,00. O balanço revela um aumento de 50,3% a mais em relação à quantia de 2018, quando o município arrecadou 294.640,00.

O objetivo da campanha é destinar 3% do Imposto de Renda Pessoa Física para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Bauru. A campanha é uma iniciativa da ACIB em parceria com Receita Federal e a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes).

Agora o Leão Amigo entra em uma nova fase e a ACIB convida a população para participar novamente da ação até o próximo dia 31 de dezembro, quando é possível destinar 6% do Imposto de Renda (IR) aos projetos sociais da cidade.

De acordo com o Presidente da Associação, o economista Reinaldo Cafeo, a campanha lançada em março de 2019 superou as expectativas. “Em 2018, apenas 196 pessoas destinaram uma parte do seu Imposto de Renda e o total de arrecadação ficou em R$ 294.640,00. A intenção para este ano era duplicar esse volume que será destinado às entidades assistenciais, e isso acabou mesmo acontecendo.  O que mostra que a população de Bauru está sensível às questões sociais. Essa contribuição significa muito não apenas para as pessoas de baixa renda, mas também para a sociedade como um todo”, afirmou.

O Secretário Municipal do Bem-Estar Social, José Carlos Augusto Fernandes, lembrou que a participação de todos foi fundamental para o sucesso da campanha. Ele reforçou ainda que o cidadão que fez a destinação do IR pôde indicar a Instituição ou Projeto que pretendia ajudar. “Além disso, é possível agora acompanhar no portal da Prefeitura Municipal a utilização do recurso”, declarou.

O Delegado da Receita Federal do Brasil em Bauru, Luiz Carlos Aparecido Anézio, ressaltou a importância da parceria firmada entre a Receita Federal, a ACIB e a Secretaria do Bem-Estar Social (SEBES), que resultou no aumento das arrecadações em relação aos anos anteriores.

“Neste ano de 2019, a Receita Federal, juntamente com a ACIB, na figura de seu Presidente, Sr. Reinado Cafeo, e a Sebes, realizaram ações conjuntas para fomentar a destinação de parte de seu Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente. A parceria foi de fundamental importância, contribuindo assim para o incremento nas destinações com relação aos anos anteriores. Esperamos contar novamente com essa parceria para os próximos anos”, frisou Anézio.

O objetivo da campanha Leão Amigo é ampliar a arrecadação

A intenção da ACIB é ampliar ainda mais a arrecadação em 2020. A proposta é que a população faça a destinação na Declaração de Ajuste Anual (DAA) até o dia 31 de dezembro de 2019. Quem optar pela doação até essa data pode destinar até 6% do IR ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Bauru, além de projetos de voltados para o audiovisual, esportes e idosos. Lembrando que o recolhimento deve ser feito através de guia própria, para que no próximo ano o comprovante possa ser anexado à Declaração do Imposto de Renda.

“É importante ressaltar que esta modalidade não altera o valor do IR a ser pago, apenas dá à população o direito de escolher o direcionamento deste percentual, ao invés de deixar que o Governo Federal escolha a instituição. A ACIB então começa um trabalho conjunto com a Receita Federal e a Sebes para fomentar essa campanha e assim ampliar o montante arrecadado”, declarou Cafeo.

O Secretário de Economia e Finanças da Prefeitura Municipal de Bauru, Everson Demarchi, reforçou que essa é uma ação que toda a população pode participar. “É o fechamento do exercício 2019. Então esse é o momento que as pessoas devem fazer essas destinações, esses aportes, para que ela possa no próximo ano fazer essa declaração no seu Imposto de Renda. É importante que a população esteja consciente, para que possa auxiliar na campanha, que é muito bem vista para a cidade e tem um retorno fundamental para a população bauruense”, afirmou Demarchi.

Demarchi lembrou também que a campanha traz benefícios tanto para a população quanto para as entidades assistenciais do município. “É uma campanha que auxilia todos os envolvidos, sem trazer nenhum prejuízo ou custo para o contribuinte. Colabora com a população, porque os recursos ficam no próprio município e as pessoas podem fazer o acompanhamento de onde o valor arrecadado está sendo utilizado e investido. Auxilia as entidades assistenciais da cidade, já que esses valores arrecadados aumentam a distribuição dos recursos. Já a Prefeitura não tem que destinar tantos recursos e acaba atendendo todos os projetos e entidades que precisam, ainda mais nesse momento de crise, onde é preciso investir mais no social, sem com isso onerar o contribuinte”, destacou.