Planejamento Estratégico é tema de palestra do Programa Mulher Empreendedora

No dia 19 de novembro nossa entidade recebeu a empresária, engenheira de produção e professora Alessa Berretini para ministrar a palestra Planejamento Estratégico. O encontro foi a 7ª Edição do Programa Mulher Empreendedora, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Bauru. Confira como foi esse momento de aprendizado e networking.

Você é empresário ou está pensando em abrir um negócio? Então você precisa saber que o sucesso de uma organização envolve análise, pesquisa e gestão. O Planejamento Estratégico é essencial para o desempenho de uma empresa.  O mapeamento é o primeiro passo para alcançar suas metas. Segundo Alessa Berretini, determinar a missão, visão e valores da empresa é fundamental para iniciar a jornada no campo do empreendedorismo.

Silvia Jacob, diretora da ACIB e coordenadora do Programa Mulher Mulher Empreendora.

A professora ressalta a importância de realizar esse processo: “Uma empresa sem planejamento é uma empresa sem um caminho definido a trilhar. “Sem um bom plano, dificilmente as empresas conseguirão se manter competitivas no mercado”, explica.

Os primeiros passos para realizar um Planejamento Estratégico

Alessa Berretini
Alessa Berretini apresenta os primeiros passos para realizar um plano estratégico de negócios.

O público recebeu as lições de Alessa com entusiasmo. A empresária Ângela Maria da Silva Carrion revela que não havia realizado um planejamento estratégico para o seu negócio: “Minha empresa tem apenas um ano e meio, sou proprietária de um centro estético animal. Foi a primeira vez que participei do projeto e nunca fiz um plano estratégico, para mim foi uma novidade e pretendo colocar em prática.”, conta.

De acordo com Alessa Berretini, o planejamento engloba vários pilares e frentes de trabalho, entre elas, inovação, marketing e gestão do conhecimento. A palestra impactou de maneira positiva a empresária Camila Vasques: “Foi uma visão moderna do planejamento estratégico, alinhado com a tecnologia e necessidades atuais. A dica mais valiosa foi nos planejarmos para atender as necessidades dos clientes, nessa nova condição, de que ele busca acesso e não posse das coisas”, diz.

Durante o encontro, a palestrante também abordou temas básicos para determinar o plano, entre eles, uma avaliação que identifica os pontos positivos e revela os riscos da empresa. “A análise SWOT que tem o objetivo de fazer uma análise interna e externa da empresa é ferramenta fundamental do planejamento, pois identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização e segmento que atua”, explica Alessa.

O tema chamou a atenção da empresária Andrea Cipriano.  Para ela, o evento foi uma oportunidade para estabelecer uma rede de contatos, além de apresentar diversas orientações para o mundo dos negócios:  “É importante acompanhar as mudanças de mercado, adequando nosso negócio ao novo estilo de vida dos consumidores.Também foi interessante a questão da análise pessoal e empresarial de nossos pontos fortes e fracos, para que possamos identificar ameaças e oportunidades”, afirma.

Projeto ACIB Mulher

O Programa Mulher Empreendedora é uma iniciativa desenvolvida pelo Projeto ACIB Mulher. O seu objetivo é promover a educação e networking para mulheres empreendedoras, empresárias, líderes empresariais, gestoras e que pretendem abrir seu próprio negócio, trocarem experiências, se atualizarem e fazerem negócios.  As palestras do Programa Mulher Empreendedora são gratuitas para associadas ACIB.

Para se associar e ter acesso ao ciclo de palestras do Mulher Empreendedora gratuitamente, além de outros serviços da ACIB, a mensalidade é de apenas R$ 42,00 e a inscrição pode ser feita neste link: Faça parte da ACIB!