Consultor orienta empresários para enfrentar a pandemia do novo coronavírus

Aeroportos vazios, eventos adiados, reuniões canceladas. A pandemia do novo coronavírus promove uma crise mundial na saúde e na economia. Algumas empresas já sentiram o baque, como as que operam com eventos e viagens.

O consultor de negócios Haroldo Matsumoto recomenda não tomar decisões precipitadas, que podem elevar o custo e impedir a recuperação do faturamento quando a crise acabar. “O melhor é analisar a situação das empresas. Nos últimos três anos, os empresários já enxugaram o que tinham que enxugar. Mas vai ter esforço adicional pra revisar o que pode reduzir dos custos fixos”, alerta.