SP foi único estado com alta nas vendas do comércio em março, mostra IBGE

Na média do país, o setor registrou queda de 2,5%, o pior resultado para meses de março desde 2003 e menor taxa mensal desde janeiro de 2016.

Na contramão do restante do país, as vendas do comércio varejista no estado de São Paulo registraram alta de 0,7% em março, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Das 27 unidades da federação, apenas em São Paulo houve crescimento das vendas na comparação com fevereiro. Na média do país, o setor registrou queda de 2,5%, o pior resultado para meses de março desde 2003 e menor taxa mensal desde janeiro de 2016 (-2,6%).

Na comparação com março de 2019, as vendas do comércio de São Paulo cresceram 5,4%, sendo que a atividade de hiper e supermercados teve avanço de 10,3%. Na média Brasil, houve queda de 1,2% nessa mesma base de comparação.
As maiores quedas foram registradas em Rondônia (-23,2%), Amazonas (-16,5%) e Acre (-15,7%). No Rio de Janeiro, o recuo foi de 4,1%. Veja o resultado de março por unidade da federação:

Fonte: Daniel Silveira e Darlan Alvarenga/G1
Foto: jcomp / Freepik