Repúdio

Nota de repúdio

A Associação Comercial e Industrial de Bauru – ACIB – repudia o tratamento que o Governo Estadual vem dando a questão da retomada das atividades empresariais na região de Bauru.

A nossa cidade foi uma das primeiras do estado a elaborar um Plano Consciente de Retomada, inclusive à frente de São Paulo, através de entidades representativas, a qual a ACIB faz parte.

Reiniciamos as atividades comerciais com todos os cuidados sanitários exigidos por Lei. Muitos empresários, com extrema dificuldade, adquiriram estoques, inclusive perecíveis, no caso de bares e restaurantes.

Agora, com a determinação do Governo Estadual de retroceder Bauru da Fase 3 para a Fase 2 do seu plano de retomada, existe a possibilidade da redução da já pequena jornada de funcionamento de alguns setores e fechamento de outros, cuja permissão para funcionamento foi dada há menos de 10 dias.

Acreditamos que, se nossa cidade seguir o Plano Estadual, o que vamos assistir é a super aglomeração no primeiro caso e uma maior quebradeira do segundo (bares, restaurantes, salões de beleza).

A ACIB reafirma, como fez desde o primeiro momento, que a saúde e a vida sempre vêm em primeiro lugar. Mas entende que o setor privado vem há cerca de 3 meses dando, a duras penas, a sua contribuição.

Sabemos que os municípios da região administrativa de Bauru estão sob o Pacto Regional, implantado em nossa cidade por Decreto Municipal e em vigor até segunda-feira, dia 15.

O Decreto possibilitou a flexibilização atendendo as nossas realidades regionais e pelo que entende a ACIB, funcionou muito bem até o momento.

Dentro do exposto, a entidade, em defesa da saúde, da manutenção dos empregos e das empresas, clama ao Prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, que promulgue um novo Decreto Municipal e dê continuidade ao plano de retomada gradual da economia da nossa região.

A ACIB continua atenta e realizando dezenas de ações em prol do setor do comércio e prestação de serviços de Bauru.

BAURU, 11 DE JUNHO DE 2020

Associação Comercial e Industrial de Bauru – ACIB