ACIB: 90 anos

ACIB: 90 anos

A Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB), completou 90 anos no último dia 2 de agosto. Pode-se afirmar que a sua história se confunde com a história de Bauru, afinal sua fundação se deu quando Bauru completava somente 35 anos.

A liderança de homens e mulheres empreendedores foi a principal marca na atuação da ACIB ao longo destes anos. Pessoas visionárias, que viram no associativismo uma forma de mudar para melhor, o ambiente de negócios.

Muito além de uma disputa entre o capital e trabalho, o desempenho da ACIB sempre foi pautado no sentido de criar condições para quem quer empreender, efetivamente possa fazê-lo em sua plenitude.

Esta história contou com líderes, como seu primeiro presidente – Alcides Moreira, passando por Antonio Garcia, Vicente Savastano, José da Silva Martha, Horário Frederico Pyles, José Ferras Sampaio, Paulino Rafhael, Hecmet Farah, Ibrahim Salim Hadadd, Itacolomy de Carvalho, João Svizero, Ibrhaim Tobias, Cassio Carvalho, Benedito Luis da Silva, Paulo Martinello, Patrícia Rossi e eu que pela terceira vez presido a entidade. Pelos nomes, pelo significado de cada um na história de Bauru, fica evidenciado o quanto a entidade é forte.

Não obstante valorizar a história, ACIB tem se caracterizada pela capacidade de reinventar. Visando representar e prestar serviços refaz periodicamente seu plano estratégico. Atualmente tem como pilares de atuação a inovação e cooperação. Por sinal a inovação permitiu que, mesmo em tempos de pandemia, com isolamento e distanciamento social, a entidade conseguisse apoiar os associados e a comunidade em geral em momentos difíceis e tensos.

As soluções passaram a ser virtuais e com qualidade, posto que já atuava nesta linha, com elevada tecnologia. São exemplos de valorização do empreendedorismo o ACIB Mulher, ACIB Educa, ACIB Negócios, ACIB Orienta e tantas outras importantes iniciativas nesta direção.

A ACIB foi agente ativa no enfrentamento da pandemia. Além de mentorias para os associados e não associados, auxiliando na sobrevivência dos negócios, levando inclusive conhecimento aos empreendedores, teve o olhar social, como sempre foi a tônica da entidade. Iniciativas tais como a constituição de um rol de entidades visando a abertura do Hospital de Clínicas, até posicionamento firme na confecção dos Decretos Municipais, passando por campanhas de conscientização da população, passaram a ser a tônica do dia a dia da entidade.

O evento destaques do ano, considerando o “Oscar” Empresarial Bauruense, que valoriza as empresas e empreendedores que fazem a diferença na cidade, é um sucesso. Evento concorrido com mais 800 pessoas, que chegará em sua edição número 50. O evento Destaques do Ano é inspirador.

ACIB chega aos 90 anos, sendo uma entidade representativa, madura, com sua diretoria atuando nas principais comissões municipais, fazendo a diferença, e se propõe a servir e agregar valor aos associados e a sociedade.

Instituições fortes são capazes de evitar que o populismo domine a política. Em tempos de tanta polarização de tantos extremismos, a ACIB se posiciona politicamente e entende que o associativismo é capaz de transformar a sociedade. É tempo de comemorar e enaltecer a história construída por esta importante Entidade, afinal, 90 anos de atuação ininterrupta é para poucos. Parabéns, ACIB!

Reinado Cafeo é economista e presidente da Associação Comercial e Industrial de Bauru – ACIB.

✔ Leia outros artigos como este no blog da ACIB, clicando aqui: https://acib.org.br/blog/

🌐 www.reinaldocafeo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *