5 Motivos para a sua loja vender online agora

O consumidor atual é muito conectado e adora facilidades, mas ele não renuncia à segurança e de ‘ir pelo certo’. Por isso mesmo, que grande parte dos consumidores apostam em marcas amplamente conhecidas no mercado, na hora de realizar uma compra.

Esse comportamento, é reflexo do receio do consumidor em comprar com uma empresa e depois não receber o respaldo necessário da loja, caso haja algum problema com o produto após o processo de venda.

E, se no mundo das lojas físicas este já é um receio recorrente, no ambiente virtual a preocupação do consumidor aumenta mais ainda. Por isso, que trazer a sua marca, que é conhecida no mundo físico, para o mundo virtual é uma oportunidade interessante.

Você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de adotar uma estratégia hibrida na hora de realizar suas vendas? Então confira abaixo 5 razões imperdíveis para expandir suas vendas de loja física para o mundo virtual:

1. O CONSUMIDOR CONFIA MAIS EM LOJAS VIRTUAIS QUE TÊM LOJA FÍSICA

De acordo com um estudo realizado pela ABCOMM e pela Ebit/Nielsen em 2018, “empresas tradicionais do varejo, como Magazine Luiza, Casas Bahia e Walmart, vendem mais na internet do que as que nasceram como e-commerces, como Submarino, Netshoes e Privalia”.

De fato, as lojas virtuais que possuem loja física detêm 51% das vendas do e-commerce brasileiro, mostrando a força que as lojas ‘tradicionais’ apresentam no cenário virtual de vendas.
A explicação dada a este fenômeno, é o senso de segurança que estas lojas passam ao consumidor, tanto por já serem mais conhecidas, quanto pelo fato de que, se der algum problema na compra, o consumidor acredita que é mais fácil de resolver em lojas virtuais que têm loja física. 

Isso porque, na cabeça do seu cliente, que é possível ir até algum ponto de venda e conversar pessoalmente com um funcionário, caso haja algum problema ou dúvida.

Essa sensação de segurança demonstra um fato interessante: ainda que o consumidor brasileiro adore as facilidades trazidas pelo ambiente virtual, ainda é um consumidor conservador e prefere apostar suas compras em lojas nas quais ele possa ter o apoio in loco. 

2. AS VENDAS AUMENTAM QUANDO A EXPOSIÇÃO DA MARCA É VIRTUAL

Se a sua marca é mais vista, é natural que as suas vendas aumentem. O ambiente virtual proporciona esta possibilidade à sua empresa. 

E isto acontece por uma razão bem lógica e simples: no mundo virtual não existem fronteiras, diferente do mundo físico.

Mas, para que este aumento de vendas seja efetivo, é necessário que a sua loja esteja preparada para entrar de verdade no mundo virtual. 

De nada adianta só criar um ambiente virtual e não preparar a marca para realizar entregas para ambientes mais distantes (ainda que seja dentro da sua própria cidade), oferecer opções de pagamento online e um atendimento virtual presente e preparado.

3. A LOJA VIRTUAL É UMA PARCEIRA E NÃO UMA COMPETIDORA

Uma das grandes preocupações dos lojistas que possuem PDV é que a loja online concorra com a loja física nas vendas e que o e-commerce se torne mais um inimigo do desenvolvimento de sua empresa.

Esse medo decorre, principalmente, do fato de o e-commerce estar à disposição do consumidor a um simples clique – seja no celular, computador ou tablet – e porque o funcionamento da loja virtual é ininterrupto: ela está aberta 24h por dia e 7 dias da semana.

Mas este é um medo que não condiz com os fatos. O que a realidade mostra é que a loja virtual é, na verdade, uma parceira de vendas para o PDV, ajudando a aumentar as vendas do comércio físico.

Isso é explicado por uma pesquisa realizada pela Forrester Research a pedido da Google, na qual se analisou o impacto do ambiente digital nas vendas on e offline, o que o estudo mostrou foi que, até 2021, 8 em cada 10 vendas de eletrônicos, eletrodomésticos e livros realizadas em loja física, vão preceder pesquisas e buscas online.

Isso quer dizer que, o seu consumidor vai buscar o produto na internet, ainda que sua intenção seja a de fechar a venda em um PDV. Portanto, é essencial ter uma imagem virtual da sua marca, para que o seu consumidor possa realizar a sua pesquisa de maneira mais assertiva e ágil.

4. SEUS CONSUMIDORES E SEUS CONCORRENTES ESTÃO NA INTERNET

A Era Digital chegou para todos e isto inclui o seu consumidor e os seus concorrentes. Por isso, garantir um espaço para a sua marca no amplo campo da internet é muito mais do que uma estratégia de venda: é uma estratégia de marketing.

Pode ser justamente neste espaço, que a sua marca consiga mostrar os seus diferenciais de maneira mais visível e evidente, como bom atendimento, modernidade e boa experiência de consumo.

5. O INVESTIMENTO INICIAL É BAIXO E O RESULTADOS SÃO ALTOS

Se compararmos o investimento da abertura de uma loja virtual com uma loja física, é notável que o investimento no ambiente online é muito menor. 

Por outro lado, o alcance e os resultados trazidos pela loja virtual são muito maiores do que de uma loja física se utilizarmos a relação tempo/vendas. 

Um site bem montado ou a utilização de redes sociais como espaço de venda são investimentos muito mais baixos do que o de um ponto de venda e trazem um alcance muito maior e mais rápido do que no ambiente físico.

E o interessante disso tudo, é que, ao associar sua loja física à sua loja online, é possível aumentar a escalabilidade da sua marca de forma muito mais ágil e ampla, tendo em vista que o ambiente virtual quebra as barreiras de limite de conversão enfrentadas no ambiente físico, como espaço e número de atendentes.

Neste sentido, se a sua loja física ainda não realizada vendas online está perdendo grandes oportunidades de venda e de crescimento. Principalmente no contexto pós crise causada pelo covid-19, tendo em vista que durante o período de isolamento o consumidor se educou ainda mais para comprar através do meio virtual, ainda que a venda efetiva seja realizada no ambiente físico.

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Por Gustavo de Andrade Silva – Alternativa Sistemas (Associado ACIB)
Gustavo é gerente de marketing na Alternativa Sistemas, empresa bauruense de ERP e soluções em Gestão Empresarial para o varejo físico e e-commerce. MBA em Marketing pela USP. Doutorando e mestre em Ergonomia pela Unesp. Graduado em Ciência da Computação pela Unesp com graduação sanduíche no New York Institute of Technology e Endicott College, ambos nos Estados Unidos. Conta com experiências de trabalho em computação, webdesign, design e marketing. Trabalhou em empresas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Apaixonado por livros e tecnologia, busca aprimorar-se constantemente e estar atento às mudanças de mercado, visando a aplicabilidade do conhecimento adquirido.

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