Whatsapp: (14) 99860-4809

Geração Z: a importância desse público para o comércio de Bauru

Estamos no primeiro mês de 2024, e com isso, é importante olhar para as perspectivas que se desenham para o comércio em Bauru neste ano. Como Presidente da Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB), reconheço a importância de compreender e atender às demandas da Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados de 1995 e 2010. Esta geração, que atualmente representa cerca de 30% da população global, até 2025 estará constituindo 27% da força de trabalho. Diante dessa realidade, é necessário entender e atender às necessidades desse público.

É importante observar que diferentemente de gerações anteriores, a geração Z é 100% digital. Eles não precisaram passar pela transição do analógico para o digital, como a chamada geração X. Assim, antes de realizar uma compra, esses jovens buscam informações online, sendo fortemente influenciados por conteúdos visuais, como vídeos. Além disso, demonstram uma consciência ambiental ao compreender e lidar com problemas climáticos. Em outras palavras, buscam não apenas produtos, mas também a oportunidade de contribuir para causas maiores. Isso ressalta a importância de o comércio compreender essas particularidades e ajustar suas estratégias de vendas de acordo.

Mas é fundamental notar que, apesar da inclinação digital, a geração Z ainda valoriza as compras nas lojas físicas. O varejo de Bauru deve, portanto, encontrar um equilíbrio entre a presença online e as experiências presenciais para atrair e fidelizar esse público.

Nesse contexto, a ACIB desempenha um papel importante na capacitação do comércio local. Nossos cursos e programas de reciclagem são projetados para capacitar empresários e colaboradores com as habilidades necessárias para atender às demandas em constante evolução dos consumidores.

É importante destacar ainda que, nos dias atuais, o cliente e seus dados são o ativo mais valioso no comércio. Por isso, investir em análises detalhadas desses dados é essencial para compreender não apenas os padrões de compra, mas também o estilo de vida, interesses e valores desses jovens consumidores. Essa abordagem permitirá que o varejo de Bauru ofereça uma oferta abrangente, priorizando a conveniência do cliente.

Com o ano se iniciando, quero incentivar os empresários locais a estarem atentos a essa realidade em constante evolução, buscando sempre que possível participar dos cursos e eventos promovidos pela ACIB, garantindo assim o sucesso de seus negócios, não apenas nos próximos meses, mas também nos próximos anos.

*Por PJ Aiello, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB)

Clique aqui e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress